Com um crescimento de mais de 100% em relação a 2021, as exportações de carne certificada da raça somaram 1,8 mil toneladas em 2022. A China é responsável por 81% do total exportado, de acordo com a ABA, com base nos estabelecimentos associados ao programa Carne Angus Certificada.
China é o maior cliente do programa
Embora a China seja responsável por quase 50% do total exportado em 20 anos de certificação de carne Angus, países como Arábia Saudita, Emirados Árabes e Singapura também estão entre os principais clientes, confirma a médica veterináriaAna Doralina Alves Menezes, gerente nacional do programa. Os cortes mais exportados foram filé mignon, filé de costela, contrafilé, coração de alcatra, lagarto e acém.
CNA prepara proposta de rastreabilidade dos rebanhos
A Comissão de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) prepara proposta de rastreabilidade individual de bovinos para apresentar ao governo, em abril. O objetivo da iniciativa é aprimorar o sistema de registro dos animais, desde a origem (propriedade de nascimento), passando pelas movimentações dos rebanhos até o abate.
Fortalecimento da Cadeia produtiva
O presidente da comissão, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, afirmou que a rastreabilidade deve ser vista pelo pecuarista como uma importante contribuição na agregação de valor para toda a cadeia, uma vez que possibilita melhora nos processos de gestão e controle genético dos animais. A proposta também aborda que a rastreabilidade deverá garantir a sustentabilidade socioambiental da carne brasileira.
Avicultura: avanço da gripe aviária no continente preocupa
A semana foi de intensificação dos cuidados nas granjas para evitar a entrada da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade no RS e no Brasil.Reconhecido como pior surto da doença já registrado desde que o vírus foi identificado pela primeira vez, a propagação da gripe vem preocupando as autoridades. Medidas de biossegurança estão sendo adotadas, entre elas a colocação de telas nos galpões e a proibição da entrada de pessoas estranhas nas unidades de produção.
Portaria suspende presença de aves em eventos
O Ministério da Agricultura do Brasil publicou na última quinta-feira portaria que suspende a realização, em todo território nacional, de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves, como forma de evitar a entrada de gripe aviária no país. A portaria terá duração de 90 dias, podendo ser prorrogados mediante avaliação da Secretaria de Defesa Agropecuária.